Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Tyranni
Infraordem: Furnariides
 Sibley, Ahlquist & Monroe, 1988
Parvordem: Furnariida
Superfamília: Furnarioidea
 Gray, 1840
Família: Furnariidae
 Gray, 1840
Subfamília: Philydorinae
 Sclater & Salvin, 1873
Espécie: D. rufa

Nome Científico

Dendroma rufa
(Vieillot, 1818)

Nome em Inglês

Buff-fronted Foliage-gleaner


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Limpa-folha-de-testa-baia

O limpa-folha-de-testa-baia é uma ave passeriforme da família Furnariidae.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (grego) philos = que adora, que ama; e hudör = água; philudros = apaixonado por água; e do (latim) rufum = vermelho, avermelhado. ⇒ (Ave) avermelhada apaixonada por água.

Características

O limpa-folha-de-testa-baia mede de 18 a 19 centímetros e pesa de 25 a 36 gramas. Possui o vértice cinzento, que é precedido por uma distinta testa de cor amarelo ocre (baia) que lhe confere o nome comum. A face e a garganta também são de cor amarelo ocre, onde pode ser identificada uma faixa transocular que segue até a nuca da ave e tem a cor cinza da mesma cor da coroa ou vértice da ave. O limpa-folha-de-testa-baia apresenta o manto de coloração marrom esverdeada, que contrasta fortemente com as asas e cauda, que são de cor marrom avermelhada. O peito, ventre e crisso são de cor castanho clara e podem apresentar um leve tom esverdeado dependendo da subespécie analisada e são mais claros que a coloração do manto. Os flancos e o uropígio são castanho-acinzentados. Olhos escuros, tarsos e pés cinza esverdeado. Possui sete subespécies reconhecidas e elas apresentam pequenas variações na plumagem.

Subespécies

Possui sete subespécies reconhecidas:

Alimentação

Percorre o interior das matas dependurando-se sob folhas e galhos em busca de alimentos, como artrópodes, insetos e larvas.

Reprodução

Hábitos reprodutivos…

Hábitos

Instala-se em barrancos ou em ocos de árvores dentro da mata. É mais comum no estrato médio e no dossel da floresta, onde procura alimento entre a vegetação, dependurando-se sob as folhas e galhos. Sua distribuição vai desde matas de baixa encosta até as matas no alto da montanha.

Distribuição Geográfica

Referências

Galeria de Fotos